quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escrever é cortar palavras?

Muitos dizem que sim. Eu concordo em parte com Carlos Drumond de Andrade. Não podemos cortar palavras na hora da escrita. O copidesque tem o momento certo de atuar. E esse é o trabalho dele. Quando escrevemos apenas devemos liberar o fluxo criativo, sem desprezar nenhuma palavra, para não intimidar as outras. Nem fique corrigindo erros de gramática na hora da elaboração textual. Isso gera um círculo vicioso, bloqueando a criatividade. Relaxe, vá escrevendo sem compromisso, pense apenas na mensagem que deseja passar ao destinatário, por exemplo: vou falar sobre tal assunto para tal público... e escreva somente escreva. Você verá o milagre. Se você for poeta então não pense em nada pense apenas nos versos que podem sair, e saem, como magia. Vá produzindo , mesmo que no início as palavras não colaborem tanto. Verá que aos pouquinhos elas vem chegando com maior compromisso dando uma sintonia melhor ao texto. Mas elas são teimosas mesmo, só quando estão bem íntimas do artista, poeta ou redator é que elas se entregam por completo. Por isso é que não devemos ir cortando logo as pobrezinhas no momento da escrita. Quando a minuta estiver pronta ( texto escrito sem cortes e sem correção), deixe o copidesque atuar. Aí sim é que as palavras podem ser cortadas e substituídas para dar glamour à mensagem. Mas cuidado! Não corte demais a redação, para não parecer muito recortado. Sério! Aconteceu comigo. Eu sempre escrevi demais e no curso de jornalismo eles cobram uma mensagem mais curta para que o emissor entenda logo a mensagem. O resultado foi que na monografia o texto ficou tão retalhado que tive um trabalhão para suavizá-lo. Por fim quase trabalhando com palavras chaves fui ficando bloqueada de novo. Até para falar eu já estava ficando assim acreditam? Lembro-me que na época ,fui ao médico e na hora da consulta eu pronunciei apenas três palavras: dor, ´sofrimento, medicação. O dr. não entendeu nada. E ainda completei: dr. é o que está me incomodando três palavras.Aconteceu pois estava com medo de me estender e tomar o tempo do doutor. E a mesma coisa era aplicado ao texto. Cortar palavras no momento da criação é cortar estilo. Perdoem-me os meus amigos comunicadores, mas os cortes só podem ser feito depois, juntamente com a correção gramatical. Então tudo pronto, podemos ir substituindo uma palavra por outra, cortando redundâncias, mas não mexer muito na mensagem. Cortar muitas palavras é cortar sentimentos, emoções. Corte sim, mas mantenha a autenticidade do texto. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário