quinta-feira, 10 de maio de 2012

De caso com as palavras

Sabe o que é acordar um dia e descobrir que não pode mais viver sem escrever? As palavras foram me seduzindo durante anos, num romance quase platônico que nem sei como explicar. Olho para o degrau , o primeiro de um andar elevado onde sei que quero chegar. O da escrita criativa."Não dá pra viver de literatura', gritaram os leões do capitalismo selvagem que imperam no Brasil. O desânimo foi tamanho. Tanto que o arrependimento de ter nacionalidade brasileira foi quase automático, como se pudéssemos escolher onde nascer e viver comparado à vida profissional dos americanos já que lá ser escritor é quase um bom negócio. E os Leões gritaram durante anos dentro da minha consciência. Então questionando sobre o meu amor à literatura, que é praticamente o ar que eu respiro nesta vida, lembrei-me dos meus heróis brasileiros, todos poetas, compositores e escritores brasileiros consagrados e bem sucedidos na arte. Questionei-me qual seria o segredo da sobrevivência. Meditando sobre o oxigênio que me restava para suportar o capitalismo que me sufocava, encontrei uma resposta. Hoje os leões não gritam mais, mas posso ouvi-los tão baixinho que nem mais podem me persuadir. Sobrevivendo estava sem as palavras dominada pelos trabalhos escravos de nossa sociedade quase em um círculo vicioso. Hoje vivo a cada dia com a felicidade a que estou condenada já que não dá pra abrir mão das coisas que eu amo. E não abro mão de ser escritora.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isso é ótimo,escrever é uma arte que poucos conseguem chegar a um grau satisfatório, oque se vê de bobagens escritas por ai.. gosto muito da linguagem poética que você usa! fico feliz pelos seus primeiros passos e que não abra mão de ser escritora, porque eu também não abro mão de ser leitora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete, se cheguei a esse ponto com certeza responsável foi você. Pela criação desse espaço com seus conhecimentos habilidades tecnológicas que fazem de você uma comunicadora nata.Com ele vou criar um espaço para falar de literatura, exercícios poéticos, mas bem informal para relaxamento criativo e sem pressão. Espero que você goste. Obrigada pela força. Te adoro amiga.

      Excluir